Header AD

Como Controlar Anúncios Publicitários no Site aos Sábados?

Este Artigo é para você que é guardador do Sábado e tem um site, blog, sistema, canal no Youtube que monetiza.

Alguns anos atrás eu levantei essa questão no Grupo GADW no Yahoo! Groups, e a questão era a seguinte:

Como controlar a questão da monetização de Sites, Sistemas, Canais que geram renda todos os dias, incluindo o período Sabático?

Se você guarda o Sábado então já sabe o que o Quarto Mandamento bíblico diz; se você é visitante e não sabe sobre esse assunto, a referência bíblica é Êxodo 20:8-11. Aqui, como Adventista do Sétimo Dia, levanto a questão por ser um guardador do Sábado bíblico e no sábado não trabalhamos e nem desenvolvemos nenhuma atividade que gera renda.

Eu levantei a questão porque tenho vários blogs na Internet e monetizo a maioria deles. Monetizar, quero dizer, divulgo anúncios e sou pago por isso. Mas, o que fazer durante o período Sabático com os anúncios nos Sites?

Essa pergunta foi um pouco proposital para coletar opiniões de profissionais Web, que guardam o Sábado, sobre o assunto, porque na verdade a resposta, vista de uma esfera, era bem simples para mim: tirar os anúncios na Sexta-feira antes do Pôr-do-sol e inserir, novamente, depois do pôr-do-sol de sábado e pronto.

Várias vezes fiz isso, várias vezes não fiz, então a pergunta: eu pequei por ter deixado anúncios no blog que me geraram lucros durante o período Sabático?

Uma argumentação meio "barata" seria dizer que os anúncios só geram lucros se alguém clicar neles, e é verdade, mas os lucros não advém apenas de cliques, há impressões de páginas e ...

Se você visitar o Site da Casa Publicadora Brasileira durante o período Sabático, você vai encontrar uma uma Janela Popup com uma mensagem linda sobre o Sábado: "não vendemos aos sábados" e não é porque a loja é virtual que não seria vista como vender ou transgredir o mandamento.

É uma questão polémica porque para quem tem muitos sites para moderar e monetiza os mesmos, fica difícil fazer o que eu disse no início - retirar o código dos anúncios - mas parece ser uma das alternativas mais coerentes. Outra questão polémica é em relação a quem trabalha com Marketing Digital (e isso não é pecado), que nem sempre controla como acontece uma venda de um Produto que ele divulga na Internet.

Imagine a seguinte situação: eu divulgo alguns Cursos na Internet para ganhar comissões.

Imagine que alguém, mesmo que seja pastor ou é cristão mas não guarda o Sábado, visita o meu Site e clica no link do Curso. O site do Curso é exibido, mas ele não compra o curso, mas salva o link em seus favoritos e retorna em um outro dia, num Sábado, e faz a compra.

Eu sei que o navegador que essa pessoa usa salva os Cookies por alguns dias, então, mesmo que ele não tenha comprado o curso na primeira vez que acessou o link do Site de venda do Curso, ainda a comissão será para mim quando ele fizer a compra dias depois porque os Cookie do link do produto com o meu código de afiliado ficou gravado em seu navegador. Eu ganhei uma comissão por isso. Mas aí você me diz que eu não sei se a compra foi feita no Sábado. Verdade! Eu não sei, mas foi um exemplo, porque eu não tenho como saber, mas se acontecer de ser no Sábado eu ganhei uma comissão por uma venda no Sábado. A venda foi realizada no Sábado e a Comissão me foi paga também no Sábado.

Isso só para exemplificar que o assunto se torna um pouco complexo quando colocarmos na balança todos os aspectos relacionados a monetização de sites, trabalhos com marketing digital e tudo o mais, porque a Internet não pára de funcionar no Sábado e nós não controlamos a distância até onde um link de um produto com a minha referência de afiliado pode estar armazenado.

Mas, se você puder controlar a exibição dos anúncios em seu Site, faça isso e fique com a sua consciência tranquila.

No exemplo da CPB, eles bloqueiam o Site e ninguém mais compra, mas mesmo assim tem outra questão: e o fuso-horário? Quando começa o Sábado no Brasil certamente não o é ainda em algum outro lugar deste Planeta e quando o Sol se Pôs e o horário de Brasília indicar pôr-do-sol do Sábado ainda é sábado em algum outro lugar. Como controlar isso? Bloquear o site até passar o Sábado em todos os cantos do Planeta Terra ou tem alguma lógica sobre os fuso-horários?

Sinceramente, eu não tenho essa informação.

E quem monetiza os vídeos no Youtube? Remover a opção de Monetização no canal durante o Sábado? (risos...!).

E quem vende no Amazon, eBay, ...? Bloquear a loja aos Sábados?

Pense nisso!

Eu não sei responder todas as perguntas relacionadas a essa questão, mas se você trabalha com monetização de sites, considere essa questão quanto à exibição dos anúncios em seu site.

Uma vez usei um Template no Blog Universo Jovem Adventista, que me permitia definir um 'y (yes)' ou 'n (no)' para exibir ou não os anúncios nas publicações e isso já facilita o meu trabalho. Mas quando penso nos outros vários blogs a questão se torna mais complicado, porque nem todos têm a opção habilitar ou desabilitar uma ferramenta de gerenciamento de anúncios publicitários no site.

No entanto, é um assunto que considero importante ser avaliado por todos nós, guardadores do Sábado, que trabalha com monetização web.

Em minha pesquisa, não encontrei nenhum material sobre este assunto, gostaria de pedir que se você tem alguma ideia ou opinião sobre essa questão, ou tenha algum material que fale sobre isso, deixe comentário para poder enriquecer este artigo. Obrigado!

Postar um comentário

Post a Comment (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem
Post ADS 1

Slider

Post ADS 2