Header AD

Quanto custa ter um site para sua Igreja?

Conheço poucos Sites/blogs adventistas em Português com domínios profissionais. Domínios profissionais, digo, .com, .net, .org, ... enquanto que conheço dezenas de blogs na plataforma Blogger e Wordpress.com.

Isso me leva a deduzir que a diferença está no fato de que um domínio profissional demanda custos, mesmo que anualmente (registro de domínios são anuais), ao passo que criar um Blog no Blogger ou Wordpress.com ou ainda em outros serviços como o Wix e Webnode, você não paga nada.

Apenas os Sites Institucionais e alguns outros Sites/blogs da Igreja, tenho visto usando um domínio profissional.

Existe, ainda, uma possibilidade também de criar um blog no Blogger, Wordpress.com, Wix, Webnode e registrar um domínio profissional e configurar e, nesse caso, você só pagaria pelo domínio anualmente ou o ciclo de pagamento que escolher, e teria a hospedagem gratuita nessas plataformas.

O valor que você vai gastar para criar um Site/Blog para a sua Igreja, algum departamento, Clube ou ainda algum projeto pessoal ou voltado para a Igreja, vai depender de seu projeto em si e o que você pretende com isso.

Vou tomar como exemplo o blog Universo Jovem Adventista.

Criei este blog em 2009; não sabia quase nada sobre ambiente web, sabia apenas como criar o Blog no Blogger e publicar artigos; foi assim que comecei, já que não precisava gastar nenhum centavo com isso e nem tinha em mente que poderia crescer; eu tinha terminado de ser investido em líder Jovem e queria ajudar o Departamento Jovem com materiais para o Culto Jovem.

O tempo passou, o blog cresceu; de uns meses pra cá o blog está tendo mais de 100.000 visitas mensais, o que é um número expressivo dentro desse 'nicho'.

Hoje sinto a necessidade de um blog mais profissional, pelo conhecimento que tenho, e sim, eu investiria nisso. Registaria um domínio profissional, contrataria um plano de hospedagem e criaria um site mais profissional. O template que uso neste Blog é profissional e já muda muito a cara do Blog, mas por trás roda a Plataforma Blogger e o domínio é .blogspot.com.

Outra informação importante a considerar ao usar um serviço como o Blogger, nesse caso, é que o Google elimina blogs sem nenhuma dor na consciência se os robôs dele detectar alguma anomalia na estrutura do blog. E você nem sempre sabe o motivo, porque a notificação é automática. Ou seja, você não sabe até que ponto seu Blog está seguro no Blogger porque quando o eliminam, fazem isso sem nenhuma consideração pelo seu projeto e trabalho. Todo o seu trabalho será perdido.

E pensar que o meu blog Universo Jovem tem mais de 600 artigos publicados, eu pensaria em um serviço profissional, sim, onde eu mesmo administraria e cuidaria de sua segurança. Com isto não quero dizer que o Blogger não é seguro, certo?

Apenas na questão de que as regras e políticas do Google são muito duras nestes aspectos e não há muita conversa com os usuários, por assim dizer.

Se você criar seu Blog no Blogger com o dominio blogspot.com você não terá nenhum custo;

Se você criar seu Blog no Wordpress.com, Wix.com ou Webnode.com e não registrar também um domínio profissional para o blog você não terá nenhum custo;

Mas se você quer um Site/Blog profissional, o que é recomendado para Igrejas, ou algum projeto/negócio pessoal, você precisa fazer um investimento. E você vai gastar com:

1. registro de domínio (anual ou mais de um ano, vai depender de você)

Há uma pesquisa que diz que domínios registrados com um ciclo de mais de três anos são bem vistos pelos motores de busca, e isso ajuda muito a quem deseja ranquear posições no Google para promover o seu produto/empresa/negócio;

2. contratar um planho de hospedagem

O ciclo de pagamento também vai depender de você; você pode até pagar mensalmente, mas para quem tem um projeto que pensa em ter vida longa, o melhor é pagar de 6 em 6 meses ou mais e não se preocupar com pagamentos mensais, porque tem o detalhe de que se esquecer algum mês e o serviço sair do ar;

3. comprar um template profissional

Isso não obrigatório, porque você pode encontrar muitos templates profissionais e gratuitos na internet para usar em seu projeto; mas se pretende desenvolver um template com a cara do seu negócio, do jeito que você quiser, então terá que investir nisso, pagar por um template nos MarketPlaces como Themeforest, Themeshop que tenha os recursos de que você precisa ou contratar o serviço de uma agência para desenvolver o seu template com a cara de seu negócio.

Blogar ou manter qualquer site online demanda outros custos, mesmo que não seja financeiro, principalmente o tempo.

Às vezes as pessoas pensam que ter um blog é fácil e publicar conteúdo nele não dá trabalho, mas isso é um mito.

Blogar exige muito e só de pensar em 'o que escrever' no blog já dá trabalho; você precisa fazer pesquisas para enriquecer uma ideia e por aí vai... pense em um Site de tecnologia como o TechTudo ou o Tecmundo que escrevem artigos diariamente; eles fazem isso profissionalmente, mas mesmo assim não deixaria de exigir muito, e é isso que os Probloggers fazem: vivem de blog e isso exige deles dinheiro, tempo.

Como teste: comece a blogar e me conta a experiência 6 meses depois :)

Mas, finalizando, seu projeto não precisa ter custos exorbitantes, porque há a possibilidade de avaliar/pesquisar o mercado de desenvolvimento web e dá pra encontrar boas ofertas.

Pense nisso como uma feira/mercado, dá pra encontrar tomates por menos de R$3,00/kg em algum vendedor e gastar menos. (risos...).

Se você tiver alguma dúvida, eu posso lhe orientar sobre alguns serviços. Deixe mensagem na página de Contato.

Espero ter ajudado!

Postar um comentário

Post a Comment (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem
Post ADS 1

Slider

Post ADS 2